UFF lança hoje seu Catálogo de Tecnologias Sociais 2023

dez 5, 2023Tecnologia Social

A Universidade Federal Fluminense lançou hoje a sexta edição do Catálogo de Tecnologias Sociais. O lançamento aconteceu de forma presencial no auditório da Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no 3º andar do Instituto de Física – Campus Praia Vermelha.

O evento contou com a presença dos(as) coordenadores(as) e respectivas equipes, parceiros e convidados.

O Catálogo teve sua primeira edição lançada em 2017 e cresce a cada ano. Seu objetivo consiste em reunir experiências de tecnologia social desenvolvidas pela UFF por meio dos seus docentes, estudantes ou técnicos-administrativos e, assim, produzir registro, memória e visibilidade para os projetos.

A sexta edição reúne 110 experiências de tecnologia social, sendo 15 incluídas em 2023.

1. Laboratório Aberto de Agroecologia, Nutrição e Tecnologia da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro (LAANT)
    2. Mapa de Ingresso na Universidade: uma gameficação para estimular o ingresso na universidade
    3. Educação Patrimonial: protagonismo jovem e identidade regionais
    4. Juventudes e Economia Solidária: Trabalhando a Teoria e Prática com o Projeto Canudo Azul
    5. Tecnologias Computacionais no ensino e aprendizagem na ótica da Diversidade, Inclusão e Inovação.
    6. PREV-IST – Aplicativo sobre prevenção de infecções sexualmente transmissíveis para adolescentes
    7. Rede VisibilizaUFF: produzindo vínculo, visibilidade e acesso à saúde bucal a pessoas Trans
    8. DescartUFF
    9. Escolas saudáveis e sustentáveis: conectando produção e consumo de alimentos consciente
    10. Programa de Administração de Conflitos – Conflitos, drogas e violência
    11. GINGA – Grupo de Investigação e Ação para Promoção das Religiões de Matriz Africana
    12. Feira de Ciências Simoni Lahud Guedes: Conflitos e Diálogos na Escola em uma perspectiva multidisciplinar
    13. Instrumento de Gestão e Sustentabilidade para o Programa Nacional de Alimentação
    14. Araci Incubadora de Projetos de Cinema e Audiovisual
    15. UFFriATI – Universidade Federal Fluminense de Nova Friburgo Aberta à Terceira Idade

No evento também foram exibidos três minidocs contando detalhes de tecnologias sociais catalogadas: O Projeto Bacia Escola do Retiro, realizado em Angra dos Reis e coordenado pelo Prof. Anderson Sato; o GEPASE, Grupo de Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa em Alimentação e Saúde Escolar, coordenado pela Profa. Patricia Camacho Dias, realizado em Niterói; e o LEPIC, Laboratório Escolar de Pesquisa e Iniciação Científica, coordenado pelo Prof. Marcus Veríssimo, realizado em São Gonçalo.

O desenvolvimento de tecnologias sociais é uma atividade fundamental para a sociedade, uma vez que busca corresponder às demandas sociais de um determinado público-alvo em prol de seu desenvolvimento social.

O Catálogo de Tecnologias Sociais é uma realização da Coordenação de Inovação e Tecnologias Sociais da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense.

Para acessar o Catálogo de Tecnologias Sociais 2023, clique aqui.

Caso queira assistir aos Minidocs produzidos, clique aqui.

As edições anteriores do Catálogo de Tecnologias Sociais podem ser consultadas neste link.