“Escolas do Território”, um programa de formação da UFF em comunidades tradicionais no Sul Fluminense

maio 2, 2024Destaques, Tecnologia Social

O “Escolas do Território” é um programa de formação criado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com o objetivo de desenvolver e proporcionar a comunidades tradicionais uma educação voltada à resistência cultural e ao reforço de sua identidade.

Seus esforços destinam-se a escolas localizadas em comunidades indígenas, quilombolas e caiçaras do Sul Fluminense, sobretudo nos municípios de Paraty e Angra dos Reis, atendendo diretamente, no momento, 1.003 alunos e 96 docentes.

Com base na proposta de promover a formação de alunos e a formação continuada de professores, o programa articula ações extensionistas de ensino e de pesquisa. Para isso, a metodologia desempenhada consiste na pedagogia de projetos e de currículos integrados, contrapondo a presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dessa forma, é perceptível a importância do programa para a construção de um ambiente que valoriza a cultura, a identidade, as particularidades, a interdisciplinaridade, a reaplicação e, principalmente, a educação popular.

Mais informações estão disponíveis na matéria publicada no site da UFF e no site do programa.

Foto: Escolas do Território.