O uso de Tecnologias Sociais na promoção de direitos humanos e cidadania foi uma das pautas do primeiro dia da Semana Nacional de Tecnologia Social.
Inaugurando o evento realizado pela Fundação Banco do Brasil, a abertura da 12ª edição do “Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social” contou com a apresentação de Rita Oliveira, secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
A gestora mencionou duas experiências: o Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH) e o projeto piloto Programa Empodera+.
O ObservaDH consiste em uma plataforma virtual de elaboração, monitoramento e análise das políticas públicas. A base de dados reúne um conjunto de indicadores e índices de direitos humanos sobre os públicos e os temas prioritários do MDHC.
Por sua vez, o Empodera+ integra a Estratégia Nacional de Trabalho Digno, Educação e Geração de Renda para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social. Recentemente instituído, o projeto visa a oferta de bolsas para preparação e inserção no mercado de trabalho e para construção de um Comitê de Oportunidades em diversos estados.
Fonte: Gov.br e ObservaDH.
Foto: Gov.br.