Projeto Estúdio Escola Casa Viva e a educação popular

set 3, 2024Destaques, Promoção de direitos, Tecnologia Social

Desenvolvido a partir da parceria entre o setor de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, o Instituto 100% Suburbano e a RedeCCAP, o projeto Estúdio Escola Casa Viva promove cultura, cidadania e educação popular gratuita em música para jovens e adultos de periferias e comunidades.

Atualmente em sua terceira edição, o programa já atendeu, desde seu início em abril deste ano, 44 pessoas de diversos bairros do Rio de Janeiro, como Manguinhos, Jacarezinho, Engenho de Dentro e Jacarepaguá. O projeto oferece, a partir da capacitação em produção musical, oportunidades em territórios socialmente vulneráveis, conciliando o caráter político e pedagógico que o Espaço Casa Viva possui no território e estimulando a reivindicação da identidade cultural dos alunos.

As inscrições para a terceira edição encerraram-se no fim de agosto, entretanto, espera-se que novas edições sejam realizadas ainda neste ano.

Dessa forma, o Estúdio Escola Casa Viva produz impactos positivos para a comunidade, na medida em que qualifica profissionais, estimula e valoriza a criatividade artística e a reflexão sobre questões raciais, de gênero e de classe na música e na cultura e, além disso, aproxima o público-alvo do mercado de trabalho. No final do curso, os participantes recebem tanto o certificado de conclusão quanto a oportunidade de gravar suas produções autorais em um estúdio profissional e de apresentá-las na mostra organizada no Espaço Casa Viva.

Para mais informações, acesse a matéria publicada no Portal Fiocruz.

Fonte: Portal Fiocruz.

Foto: Portal Fiocruz.