A importância das incubadoras para a economia popular solidária

set 30, 2024Destaques, Economia Solidária

No seminário “Incubação, Tecnologia Social e Economia Popular Solidária”, realizado em João Pessoa (PB) de 9 a 11 de setembro, houve o destaque à importância das incubadoras no fomento da economia popular solidária.

Organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) por meio da Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), o evento reuniu 150 participantes de 10 estados para discutir o fortalecimento de incubadoras de cooperativas populares, essenciais para a economia solidária no Brasil.

O seminário contou com a presença de professores e representantes de universidades e institutos federais, a fim de contribuir para o debate acerca do apoio e da formação de empreendedores da economia solidária. Em sua fala, Gilberto Carvalho, secretário da Senaes, enfatizou o papel das experiências de economia solidária na busca por uma sociedade mais justa, organizada e com direitos assegurados. Além disso, reforçou também a importância das parcerias acadêmicas para o desenvolvimento desses empreendimentos.

O evento é parte das iniciativas do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (PRONINC), coordenado pelo MTE por meio da Senaes. O PRONINC tem como objetivo fortalecer os empreendimentos solidários, utilizando incubadoras que oferecem capacitação, assessoria, pesquisas e tecnologias a fim de garantir autogestão, autonomia e sustentabilidade econômica das experiências.

Mais informações estão disponíveis na postagem original no Portal Gov.br.

Fonte: Gov.br.

Foto: Portal Gov.br.