A agricultura familiar e seu benefício para o desempenho escolar

set 30, 2024Destaques, Produção orgânica

O incentivo na aquisição de alimentos da agricultura familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) está associado à melhora da qualidade do aprendizado de crianças brasileiras, em especial na rede pública municipal de ensino.

O impacto positivo do investimento na agricultura familiar para distribuição nas redes públicas de ensino foi identificado nos resultados do texto para discussão “Efeitos da Inserção de Produtos da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar sobre o Desempenho de Alunos da Rede Pública no Brasil”, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para acessar o documento, clique aqui.

O documento analisa os resultados do exame nacional do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) nos anos de 2013 e 2019. A pesquisa mostra que as escolas que compram mais alimentos da agricultura familiar tendem a ter notas mais altas em português e matemática. Em 2013, observou-se um aumento estimado de 2,85 pontos em português e 2,91 pontos em matemática; em 2019, esses valores foram de 2,57 pontos em português e 3,34 pontos em matemática.

Desse modo, os resultados evidenciam que a oferta de alimentos saudáveis e nutritivos, provenientes da agricultura familiar, pode favorecer o desenvolvimento cognitivo dos alunos. Essa alimentação promove maior concentração em sala de aula e contribui para melhores resultados nas avaliações. Portanto, investir na integração de produtos da agricultura familiar nas escolas é uma estratégia promissora para aprimorar a qualidade da educação e o bem-estar dos estudantes.

Mais informações estão disponíveis na publicação original no Portal Gov.br.

Fonte: Gov.br e Ipea.

Translate »