No dia 12 de setembro, o Ministério da Saúde lançou o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde (MapaMovSaúde), fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) e a Fiocruz.
O Mapa consiste em uma plataforma online com ferramentas de georreferenciamento que permite aos movimentos sociais o registro e a atualização de suas histórias e demandas de saúde, utilizando fotos, vídeos e informações de contato. Dessa forma, o site armazena notícias e conteúdos audiovisuais baseados na produção desses próprios movimentos, promovendo maior autonomia e colaboração.
Além disso, a plataforma possibilita que movimentos sociais, entidades populares e organizações da sociedade civil se conectem, destaquem suas iniciativas, compartilhem histórias e memórias, afirmem suas identidades, valorizem seus territórios e expressem suas demandas e necessidades de saúde. Até o momento, mais de 500 movimentos sociais estão no cadastro do Mapa.
As contribuições do MapaMovSaúde para a sociedade ocorrem ao democratizar o acesso à informação, ao combater a desinformação e ao auxiliar na identificação e visibilidade de movimentos sociais, os quais são fundamentais para o debate em prol da garantia de avanços em políticas públicas.
O site do Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde pode ser acessado por meio deste link.
Para mais informações, acesse a postagem original no site da Fiocruz.
Fonte: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Foto: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).