No último dia 02 de outubro, durante reunião do G20 em Foz de Iguaçu (PR), o governo federal lançou a ação piloto Cozinha Solidária Sustentável, que possui o objetivo de promover a instalação de biodigestores sete cozinhas solidárias vinculadas ao Programa Cozinha Solidária.
A ação é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Secretaria Geral da Presidência, e conta com o apoio da Itaipu Binacional, da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás) e da Cáritas, entidade gestora credenciada no Programa Cozinha Solidária.
Alinhado à proposta da tecnologia social cozinha solidária, o Programa Cozinha Solidária destina-se ao enfrentamento da insegurança alimentar e no combate à fome em âmbito nacional. O programa oferece refeições gratuitas e de qualidade à população, sobretudo à parcela em situação de vulnerabilidade e risco social, como pessoas em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional.
Por sua vez, a iniciativa Cozinhas Solidárias Sustentáveis contempla sete iniciativas do programa. Estão sendo instalados um biodigestor e placas solares – para garantir a produção de energia elétrica – e a estrutura necessária, como fogões e fogareiros adaptados ao equipamento.
Para mais informações, acesse a matéria no Portal Gov.br.
Fonte: Gov.br.