Iniciativa Cozinha Solidária Sustentável estimula a produção de energia limpa em sete cozinhas solidárias no Brasil

nov 5, 2024Destaques, Promoção de direitos, Tecnologia Social

No último dia 02 de outubro, durante reunião do G20 em Foz de Iguaçu (PR), o governo federal lançou a ação piloto Cozinha Solidária Sustentável, que possui o objetivo de promover a instalação de biodigestores sete cozinhas solidárias vinculadas ao Programa Cozinha Solidária.

A ação é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Secretaria Geral da Presidência, e conta com o apoio da Itaipu Binacional, da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás) e da Cáritas, entidade gestora credenciada no Programa Cozinha Solidária.

Alinhado à proposta da tecnologia social cozinha solidária, o Programa Cozinha Solidária destina-se ao enfrentamento da insegurança alimentar e no combate à fome em âmbito nacional. O programa oferece refeições gratuitas e de qualidade à população, sobretudo à parcela em situação de vulnerabilidade e risco social, como pessoas em situação de rua e em insegurança alimentar e nutricional.

Por sua vez, a iniciativa Cozinhas Solidárias Sustentáveis contempla sete iniciativas do programa. Estão sendo instalados um biodigestor e placas solares – para garantir a produção de energia elétrica – e a estrutura necessária, como fogões e fogareiros adaptados ao equipamento.

Para mais informações, acesse a matéria no Portal Gov.br.

Fonte: Gov.br.

Translate »
Skip to content