Tecnologia Social
O termo surge inicialmente entre as organizações do terceiro setor e é utilizado para descrever experiências cujo objetivo volta-se para o desenvolvimento da sociedade. Essa, por si só, não é exatamente uma novidade. Os estudos sobre o tema sinalizam certo dissenso sobre seu conceito, o que se reflete na polissemia de seu uso, com diferentes apropriações e significados.
Neste sentido, a tecnologia pode ser classificada como social quando se propõe a atuar sobre um problema social; quando seus valores estão informados pelo desenvolvimento da sociedade, não do mercado, ou seja, quando a ideia de social se apresenta como alternativa ao capital; quando considera os saberes dos atores diretamente afetados com o problema; quando apresenta baixo custo, é sustentável, reaplicável ou ajuda na promoção da autonomia dos interlocutores envolvidos, sobretudo nos casos onde o acesso aos direitos está em jogo, dentre outras possibilidades.
As tecnologias sociais tem como proposta romper com a hierarquia dos saberes, tornando-os dialéticos, de modo consolidar uma universidade mais inclusiva a partir do diálogo entre o “saber científico” e o “saber local”, bem como responder as demandas dos problemas sociais. Ou seja, “o papel da Universidade no fortalecimento das cadeias produtivas se dá por meio da inovação e fortalecimento dos empreendimentos. Por intermédio da geração de trabalho e renda, inova-se, criando objetos ou métodos diferenciados, de forma sustentável, para suprir as necessidades presentes sem prejudicar as gerações futuras, possibilitando a elaboração de conhecimentos necessários mediante o constante intercâmbio entre universidade e comunidade, visando fomentar os empreendimentos existentes”
Metodologias e Ferramentas
Didáticas Inovadoras
Projetos que contém experiências que apresentam metodologias e/ou produtos inovadores e criativos voltados para o aprimoramento do ensino e aprendizagem.
Jogos
Essa categoria foi criada na última edição do Catálogo de Tecnologias Sociais (2019) e reúne diversos jogos educativos, também voltados para tornar o ensino e aprendizagem mais atraentes e criativos.
Valorização e Preservação
da Memória Cultural
Projetos que trazem iniciativas voltadas para a preservação da memória, cultura e ancestralidade.
Geração de Renda
Apresenta projetos cujas iniciativas estão voltadas para aprimorar processos que resultam na geração de renda e na autonomia econômica dos envolvidos.
Acesso a Direitos e Cidadania
Reúne projetos que reúne experiências, sobretudo metodologias, voltadas para o reconhecimento de direitos de cidadania de populações tradicionais, assim como para a promoção de direitos sociais e difusos.
Inovação e Saúde
Traz experiências (algumas já finalizadas) cujo objetivo é propor melhorias ou oferecer serviços na área da saúde de forma inovadora.
Formação de Recursos Humanos e Intervenção Social
Apresenta iniciativas de formação (cursos) que carregam metodologias inovadoras, além de metodologias voltadas para intervenção social propriamente ditas.
Redes e Políticas Públicas
Trazem projetos que contém experiências cujo objetivo é a articulação de redes formadas por agências públicas e por atores sociais interessados.
Experiências Piloto
Essa categoria reúne projetos que estão em fase de implementação consolidada e/ou em etapas piloto de implementação.